A empresa Quantum Engenharia confirmou parceria com empresa de capital francês que investe no Brasil para expandir o negócio usina de energia solar em Patrocínio Paulista. Atualmente há a construção de quatro usinas Aurora. A parceria com a UNICRED possibilitou o financiamento de parte do projeto de R$ 22 milhões.
O capital que está sendo investido nesse empreendimento envolve tanto recursos da Quantum como agora da BLF Brasil Ltda. O contrato foi assinado pelo presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira, e por Gauthier Gheysen, proprietário da BLF, empresa de capital francês com investimentos no Brasil.
Desde março a Quantum, que tem sede em São José (SC), executa a obra das usinas Aurora na cidade de Patrocínio Paulista, município que fica próximo a Franca.
“Quando ficar pronta, no fim deste ano, a usina vai gerar energia que seria suficiente para atender o consumo anual de 2000 residências. Toda a energia produzida na Aurora vai ficar à disposição de empresas privadas que queiram locar uma área de placas solares para fornecimento de energia para autoconsumo remoto. A capacidade total da usina é 4,1 Mega-watt-pico”, detalhou a empresa catarinense, que já tem um complexo instalado em Tacaratú (PE), com 35.416 módulos.
Conforme o empreendimento, um dos principais atrativos desse tipo de geração de energia é a economia de até 20% no valor da tarifa, sem a necessidade de investimentos por parte do cliente.
A decisão em investir esse capital em Patrocínio Paulista ocorreu porque o município na região de Franca reúne algumas características favoráveis, como o terreno onde as usinas estão sendo construídas é arrendado e plano, o que reduz os investimentos na instalação da usina e consequentemente torna os valores cobrados das empresas que queiram usufruir dela mais competitivos. “Outro fator importante é a concessão local ser da CPFL, uma concessionária com grande alcance, o que amplia as oportunidades de negócio”, divulgou.
A Quantum divulgou também que por enquanto não existem vagas de trabalho. As contratações para a construção da usina foram preenchidas. Depois de pronto, o empreendimento requer manutenção mínima. A empresa já existe há 30 anos e realiza redes de distribuição de energia elétrica subterrâneas e aéreas, geração por sistema solar fotovoltaico e eólico, subestações e linhas de transmissão até 500 kV, gestão de iluminação pública de municípios, redes de fibra ótica.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.