Ícone do site F3 Notícias

Vacina contra a dengue em Franca está disponível em 21 unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Franca iniciou a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes nesta segunda-feira (13). Seguindo a determinação do Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo, nesta primeira etapa o público-alvo previsto é composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. São 21 bairros que estão com doses das vacinas em unidades de saúde.

Conforme a Prefeitura de Franca, a vacina está disponível, no horário das 8h às 19h, nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião e Paraty, além dos postos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Luíza, Palma e City Petrópolis, das 10h às 12h e das 13h às 16h.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos para receberem a primeira dose da vacina, apresentando um documento de identidade e a carteira de vacinação. A segunda dose será aplicada após 90 dias.

Segundo ela, a vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a imunização.

De acordo com a secretaria de Saúde, caso a pessoa tenha contraído a doença, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. Caso a infecção ocorra após o início da vacinação, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda doses. A vacina da dengue (atenuada) não poderá ser aplicada, simultaneamente, com outros imunizantes do Calendário de Vacinação.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento, foram registrados 2797 casos de dengue e 12 óbitos, sendo os últimos de duas mulheres, com idades de 75 e 70 anos, ocorridos em 4 e 10 de abril. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.

Fumacê

Nesta terça-feira, 14, a partir das 18 horas, a ação será realizada em ruas do Jardim Paineiras e Residencial São Domingos, no Setor Norte.

Já na quarta-feira, 15, será a vez do Parque das Esmeraldas, na Região Oeste. Na quinta-feira, 16, o ‘fumacê’ acontecerá no Jardim Santa Bárbara, no Setor Sul.

Durante a nebulização, é importante que os moradores deixem as portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais doméstios, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, estão recebendo o ‘fumacê’, os locais que apresentam mais casos de dengue. As ações realizadas pela Secretaria de Saúde, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, somados a nebulização têm contribuindo para a redução significativa de casos da doença.

Desde o início do trabalho em fevereiro, já foram atendidos 40 bairros em todas os setores da cidade.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile