O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu mais 10 mil vagas para cursos online e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Virtual. As inscrições começam nesta terça-feira (19) e devem ser feitas até o dia 31 de maio pelo site www.novotec.sp.gov.br.
A oportunidade é para que os jovens da rede pública estadual possam estudar e adquirir profissionalização mais rápida, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), durante o período de recomendação pelo isolamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus, causador da doença COVID-19.
Em parceria com o Centro Paula Souza, o Novotec Virtual tem o objetivo de ampliar as competências e impulsionar a aprendizagem dos jovens. As aulas têm duração de 80 horas e serão oferecidas através da plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que dará acesso a oito cursos online, dessa vez com quatro opções inéditas em áreas de gestão, tecnologia de informação e idiomas. São eles: Lógica de Programação; Banco de Dados; Desenvolvedor Web; Desenvolvedor Mobile; Gestão Administrativa; Planejamento Empresarial; Finanças para Empresas; e Espanhol Básico.
Convocação
Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, os estudantes matriculados nos cursos presenciais do Novotec Expresso, temporariamente suspensos como parte dos esforços de combate à pandemia, terão prioridade. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail.
As aulas têm previsão de início no dia 8 de junho e os cursos virtuais deverão ser concluídos em até três meses. Para receber o certificado do Centro Paula Souza, o aluno deve completar a carga horária total do curso virtual.
Cursos de inglês
Os alunos que realizaram inscrições para as modalidades do programa Novotec, incluindo o Novotec Virtual e os estudantes do Novotec Integrado, podem aproveitar a chance de se inscrever e fazer um curso de inglês por meio da plataforma EF – Education First. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.novotec.sp.gov.br.
São 17 mil vagas em curso online e gratuito do idioma aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, EJA e concluintes de dezembro de 2018. Com isso, os jovens poderão estudar e aprender inglês com conteúdo focado no mercado de trabalho, voltado aos negócios e indústria. As aulas são autoguiadas, ou seja, o aluno realizará uma prova inicial para ser alocado no nível correto e seguir de acordo com o seu desempenho.
Ao realizar a inscrição, o aluno recebe em 48 horas um e-mail permitindo o acesso à plataforma da Education First para iniciar o curso. As aulas deverão ser concluídas em até três meses e o estudante pode avançar nos níveis de inglês dentro desse período.
*Matéria governo de São Paulo.