Parte dos casos de novo coronavírus podem ser assintomáticos (ou seja, a pessoa pega a doença, mas não há manifestação com febre, perda de olfato e outros sintomas) ou com sintomas leves. Para evitar a aglomeração de casos suspeitos em unidades de atendimento, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde oferecem telefones de Whatsapp para tirar dúvidas sobre sintomas.
O serviço tem previsão para funcionar 24 horas e basta cadastrar o número em seu aparelho e pedir orientação.
Ministério da Saúde – Whatsapp (61) 9938-0031
Secretaria de Estado da Saúde – Whatsapp (11) 95220-2923
Apesar desse cenário de aparente redução do risco causado pela Covid-19, a contaminação pelo vírus mostra-se muito rápida. Conforme dados de outros locais onde a pandemia alastrou-se com mais profundidade, uma pessoa infectada pode contaminar de duas a quatro outras. O que torna o contágio em progressão geométrica.
Pessoas acima de 60 anos e os mais jovens, mas que tenham comorbidades e grávidas próximas de darem a luz ou que acabaram de ter bebê estão relacionadas no grupo de risco.
“Qualquer pessoa que estiver na rua corre o risco de se infectar, não importa onde ela esteja. Estamos com transmissão comunitária na cidade de Franca. Essa é a preocupação. Manter a curva dentro de um nível que o nosso sistema de saúde possa atender. Máscara, álcool em gel e ficar em Casa podem salvar vidas”, defendeu o secretário de Saúde de Franca José Conrado Netto.
Nesta terça-feira, Franca divulgou que está com 29 casos confirmados de novo coronavírus, nove a mais do que o divulgado na segunda-feira. Já foram duas mortes registradas, a de um fisioterapeuta de 34 anos que tinha comorbidades, e de uma idosa de 79 anos. Entre os casos suspeitos há 39 sob investigação, aguardando resultado do exame.
O número de pessoas recuperadas aumentou com relação a segunda-feira. Agora são 8 pessoas curadas. A última paciente a se recuperar é uma mulher que teve contato com o fisioterapeuta que faleceu no dia 12 de abril, em decorrência da Covid-19. O profissional da saúde vivia em São Tomás de Aquino (MG) e procurou atendimento em Franca, onde ficou internado por três dias.
*Tem alguma dúvida sobre novo coronavírus, atendimento emergencial ou quer mandar uma sugestão ou contar uma história, faça contato com a gente pelo F3 Notícias Whatsapp, clique aqui para mandar mensagem
Curta nossa página no Facebook e no Instagram!