O ex-prefeito de Franca, Gilson de Souza (Avante), não concorreu a cargo eletivo nesta eleição de 2024. Ele ficou nos bastidores e mesmo agora no segundo turno, na disputa entre Alexandre Ferreira (MDB), atual prefeito, e João Rocha (PL), Gilson manteve-se oficialmente neutro. Porém, depois que Alexandre Ferreira fez menções ao nome de Gilson de Souza no debate GCN/Acif, realizado neste dia 24 de outubro, com críticas, o ex-prefeito decidiu publicar vídeo para rebater.
Alexandre Ferreira assumiu a Prefeitura de Franca depois do mandato de Gilson de Souza, em 2021. Na época, houve embate sobre o caixa que havia no governo municipal. Ferreira também reclamou que o chefe do Executivo anterior teria deixado problemas administrativos para serem resolvidos e obras inacabadas.
Em vídeo, Gilson de Souza endereçou mensagens duras para o atual mandatário. “Alexandre, a sua história não é verdade”, afirmou. No vídeo, Gilson mostrou documentos retirados do Portal da Transparência da Prefeitura de Franca e indicou que deixou no caixa R$ 74.546.255,80.
“Eu fico pensando, por que o Alexandre Ferreira não tira o meu nome da boca dele. Aliás, ele ficou os quatro anos só pensando em mim. Ele esqueceu de cuidar da Franca”, criticou. Gilson de Souza ainda citou o vereador Donizete da Farmácia, que foi reeleito, para mencionar o trabalho na área da saúde. “Eu tinha um olhar mais humanizado. Tanto é verdade, que o vereador Donizete da Farmácia usa a tribuna da Câmara para elogiar o nosso governo na área da saúde. Ele fez o compartivo entre o meu e o seu.”
O ex-prefeito ainda citou o Tribunal de Contas do Estado, que avaliou as Prefeituras e indicou que Franca não conseguiu atingir nível de efetividade para atender os cidadãos. O estudo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) mostrou que a Prefeitura de Franca ficou com nota C+, que indica algumas ações em andamento, mas sem o avanço ainda necessário para ter uma efetividade na administração pública. Até 2019 a Prefeitura conseguiu nível de efetividade, depois período esse índice despencou.
Veja vídeo:
Leia também: