A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Franca penalizou Lurdinha Granzotte (PSL) com uma advertência pública e escrita. A comunicação da decisão foi feita nesta terça-feira (20). Lurdinha foi denunciada na Casa de Leis por ter feito apologia à ditadura militar e defender o fechamento do Congresso Nacional em protesto realizado em Franca no mês passado.
Os integrantes da comissão acataram as justificativas da vereadora, que foi defendida pelo advogado Thiago Granzotti. Em sua defesa, ela sustentou que sua declaração foi “afoita” e que a emoção “falou mais alto”, não conseguindo explicar-se depois do ocorrido.
Os vereadores responsáveis por analisar a representação contra Lurdinha foram o presidente do Conselho de Ética, Gilson Pelizaro (PT); o vice-presidente Zezinho Cabeleireiro (PP) e o 3º membro Marcelo Tidy (DEM). “O relatório dos parlamentares concluiu que o incidente correspondeu a um deslize ‘no qual não se pretendia em verdade o que dizia’ e que a vereadora, percebendo o erro, desculpou-se ‘clara e inequivocamente’ na Sessão Ordinária da Câmara do último dia 23 (de março)”, informou nota da Câmara.
De acordo com o código de ética e decoro parlamentar do Legislativo local, a conduta da vereadora do PSL, antigo partido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) feriu a defesa do Estado Democrático de Direito e das garantias individuais, cumprimento das leis e da Constituição Federal, expressão das opiniões políticas de maneira a permitir que o debate político no Parlamento ou fora dele construa consensos fundados por procedimentos democráticos,
Gilson Pelizaro, na tribuna nesta terça-feira (20), informou sobre as medidas tomadas pelo Conselho de Ética contra a vereadora. Lurdinha admitiu “infelicidade” em seu comentário no protesto público e concordou com a punição. Ela ainda teceu elogios à Comissão de Ética.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055