Por maioria de votos, o mandato de prefeita de Katiuscia Leonardo Mendes (PSD) foi cassado pela Câmara de Cristais Paulista. A votação durou mais de quatro horas nesta quarta.
O vice-prefeito Elson Gomes (PTB) é automaticamente empossado com a cassação. Katiuscia estava em seu segundo mandato e agora ela fica inelegível por oito anos. Ela não participou da sessão, mas o advogado Murilo Menzote a representou. Pela Câmara, o advogado Denílson Carvalho foi quem acompanhou a sessão.
Foram apresentadas duas irregularidades praticadas por ela e apuradas na Comissão Processante. Uma é a contratação de empresa para gerir cartão de alimentação, porém a contratação foi feita sem licitação e houve a apuração de pagamento irregulares. Nesse caso houve uma denúncia de uma mulher que esperava receber R$ 800 e não conseguiu.
Este contrato envolveu pagamentos de R$ 1,8 milhão.
Ainda houve a irregularidade apontada como quebra de decoro pela prefeita.
A denúncia e o tema começaram a circular em Cristais Paulista ainda no ano passado, a partir do segundo semestre. A Comissão Processante da Câmara foi montada em fevereiro deste ano.
Ela foi formada por Fransergio Santos (PSD), presidente; Charles Gonçalves Peres (PL), relator; e José Mariano (PSD), terceiro membro.
O relatório mostrou 16 pagamentos indevidos feitos para uma única pessoa, que tinha sido exonerada da Prefeitura.
Agora ex-prefeita, Katiuscia tentou adiar o andamento da comissão processante na Justiça Estadual, mas teve pedido negado.
A decisão da Câmara segue para ser informada à Justiça Eleitoral e Ministério Público. Pode haver novos capítulos nessa história.
Toda a sessão extraordinária foi filmada e está na página da Câmara de Cristais Paulista, neste link https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=274046991835641&id=100014895671462