Pacientes com o novo coronavírus ainda não foram detectados em Franca, mas a Vigilância Epidemiológica reconhece que por conta da velocidade e amplitude que o Covid-19 propaga-se será difícil a cidade ficar sem caso positivo.
O médico da Vigilância, Homero Rosa Júnior, reconheceu a iminência de registro para a doença na cidade. “Deve acontecer nas próximas semanas, sem dúvida”, ele disse durante entrevista para anunciar o Comitê de Enfretamento do Coronavírus, nesta segunda-feira, no gabinete do prefeito.
Para enfrentamento do Covid-19, as únicas medidas eficazes são a prevenção com boa higienização das mãos e outras orientações de higiene pessoal e o isolamemto de pessoas doentes desde os primeiros indícios de sintomas.
Os sintomas são mais latentes em torno de sete dias e a incubação do vírus seria em torno de 14 dias. Esses prazos são importantes porque delimitariam o período de isolamento de uma pessoa doente.
O fim do verão, que é um período que está em curso, ainda é um fator de complicação para a evolução de doenças respiratórias. “A entrada do outono é mais traumática para nossas vias aéreas”, apontou o médico.
Com a instalação do Comitê de Enfrentamento no gabinete do prefeito, a prefeitura prevê que toda quarta-feira haverá divulgação de boletins sobre o novo coronavírus. Diariamente haverá avaliação da situação para se tomar medidas para conter a doença.