Desde o sábado (29), a chuva em Franca praticamente não parou e o acumulado até esta terça-feira (1 de fevereiro) chega a 102 mm, o que equivale a mais de 100 litros de chuva por metro quadrado. Esse volume pode ser considerado alto, mas não registrou quantidade suficiente para ocorrer estragos, como houve em Ribeirão Preto no final de semana e também em outras cidades do Estado.
Para São Paulo, capital, a média histórica para janeiro de chuva é de 255,7 mm e por lá a chuva foi de 284 mm até o começo da tarde do domingo, o que ocasionou vários problemas estruturais e ainda resultou em mortes.
Neste ano, as chuvas estão mais intensas do que vinha ocorrendo entre 2019 e 2021. A seca dos últimos dois anos, inclusive, aliada à falta de planejamento fez os moradores de Franca amargarem mais de um mês de rodízio e escassez de água nas torneiras. Apesar da falta de fornecimento adequado, as contas prosseguiram sendo cobradas e não houve desconto para os consumidores.
Os dados de volume de chuva que constam aqui foram obtidos a partir de medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e as informações sobre a cidade de São Paulo foram divulgadas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Para Franca e região, o período de chuva vai continuar. O Inmet divulgou alerta de chuvas intensas ao menos até esta quarta-feira (2).
Cachoeira na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso nesta segunda-feira (31)
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055
Mais sobre a chuva no Estado: